quarta-feira, 25 de junho de 2008

AÇÃO: O CAMINHO DO SUCESSO

A partir desta data, você, leitor do JPF, terá neste espaço o seu canal de informações, motivação e dicas para suas idéias empreendedoras, sugestões de negócios, dicas de como ganhar dinheiro com aquilo que sabe fazer e muito mais.
Idéias simples, colhidas através de histórias de sucesso e que você pode espelhar para também chegar lá. Ou seja, a proposta é oferecer, aqui, “o caminho das pedras”.
Não se trata destas propostas de “dinheiro fácil”, “ganhe milhões sem fazer força”, ou algo enganador do gênero, mas artigos e histórias que envolvem, sim, o pensamento e a força do trabalho, unidos para seu sucesso.
Você quer saber sobre algo específico, como, por exemplo, que tipo de negócio deve montar, ou que mercado é o melhor para ser explorado em determinados lugares? Então nos envie a sua pergunta na área de comentários ou pelo e-mail mago_atpp@hotmail.com.
Estamos á sua disposição e colocaremos os temas de acordo com as mensagens recebidas.
Para começar, no entanto, vamos tratar de um tema relacionado ao princípio de qualquer trabalho ou negócio que leve ao sucesso: sair do pensamento para a prática!
Vi num blog sobre empreendedorismo essa frase: “Penso. Logo, desisto”. Foi uma brincadeira feita pelo autor, sobre frase de um pensador famoso (Descartes) para dizer que esse é o sentimento da maioria das pessoas no que diz respeito ao eterno combate de se ter idéias e de se por em prática.
Se você pensa que as pessoas que ficam ricas com seus negócios só se tornaram donas da grana porque tiveram uma idéia brilhante, destas que funcionam sozinhas, está muito enganado. Estas pessoas hoje são importantes, se sentam à mesa de autoridades, de gente importante, e ainda dão palestras para falar sobre Sucesso porque colocaram a idéia brilhante que tiveram em prática. Ou seja, partiram para a AÇÃO!
E ACREDITE: ELAS NÃO TINHAM A MENOR NOÇÃO DE QUE ESTA IDÉIA IRIA DAR CERTO. APENAS ACREDITARAM E PARTIRAM PRA LUTA!
Normalmente, aquilo que pensamos ser idéias brilhantes não são tão brilhantes quando se passa à prática. Às vezes, as idéias mais simples, até demais para dar certo, se tornam brilhantes quando colocadas em prática. Isto é fato!
Então você pode perguntar: O que devo fazer então?
Simples: Coloque uma idéia (por mais singela que seja) em prática.
Das milhões de idéias que você tem na cabeça, escolha uma (em poucos segundos) e coloque-a no papel. Esse é o primeiro passo: Escrever sobre a idéia.
Depois, explique-a para si mesmo. Visualize a idéia sendo realidade e descreva o que vê, ouve e sente com relaçaõ a essa idéia na chamada “vida real”.
Por fim, vem a parte que realmente interessa: Colocar a mão na massa! Aliás, como diz Matheus Zeuch, um grande “vendedor de idéias” “colocar as mãos, os pés, a cabeça, o coração, os pulmões, rins, estômago, alma… Simplesmente baixar a cabeça para você mesmo e fazer. Tire a idéia do papel e faça acontecer de verdade”.
Matheus, que tem ajudado muitas pessoas pelo mundo afora com suas propostas de empreendedorismo, dá os seguintes conselhos:
“Não olhe para o lado; Não pense nas outras idéias; Não desfocalize; Não descanse. Não pare até que esteja 101% pronto. Mesmo que a idéia poderia melhorar. Não. Vá até o fim conforme você escreveu. Deixe as correções para o final. Tire uma semana inteira e um final de semana inteiro para terminar o projeto (se levar mais que isso seu projeto é complexo demais, escolha outro e deixe esse para depois). Mas nem pense em desistir”.
Quando você tem uma idéia e a põe em prática, é como se começasse a disputar um campeonato. Quando terminar o jogo, a corrida, a prova proposta, você não só terá um projeto completado como também uma experiência fortalecida. Projetos realizados e experiência, na verdade, é o que contam, e não as idéias.
“Ter idéias brilhantes é fácil. Difícil é saber que elas são brilhantes. Isso só se aprende com a experiência de colocar idéias em prática”, palavras de Zeuch.
Thomas Eddison já sabia disso há décadas atrás, quando disse “O gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. A Nike já sabia disso há décadas atrás, quando adotou o slogan “Just do it!” (Apenas faça!).
Se você é daqueles que passam os dias tendo idéias, pense nisso, ou melhor, não pense apenas... Faça!

Antonio Carlos

Nenhum comentário: